Em relação a dependência química, é bem importante que o tratamento seja procurado, sem necessariamente passar por uma internação. Por isso, há a disposição o tipo de Tratamento sem internação para dependência química, contando com serviços de psicologia e psiquiatria para conseguir receber um bom atendimento.
Quando há a busca pela melhora, há a opção também dos atendimentos ambulatórios, onde o paciente não vai precisa ser internado para receber o tratamento. Ele conta com os diferentes atendimentos multidisciplinares, recebendo o acompanhamento e suporte necessário para seguir o tratamento.
Tratamento ambulatorial para dependentes químicos
O tratamento ambulatorial é o tipo de Tratamento sem internação para dependência química, podendo usar algumas medicações para fazer com que os sintomas de abstinência sejam diminuídos. Ele vai conseguir também tratar outros problemas psiquiátricos que possam influenciar o uso da droga, como ansiedade ou depressão.
Dependendo do estágio de mudança da pessoa, é possível ajudar conseguindo aumentar ainda mais a sua motivação para que consiga mudar o comportamento. Há técnicas de motivação para que sejam trabalhados esse objetivo. A família costuma estar muito presente nesse processo, sendo ajudada com as informações necessárias.
A família pode também ser encaminhada para participar de grupos de apoio. O paciente precisa receber o estímulo a tentar diferentes modalidades de tratamento, passando por uma terapia individual, por exemplo. O principal objetivo é conseguir ajudar o paciente a encontrar aquela abordagem que vá funcionar melhor para ele.
O paciente no começo pode estar bastante dividido em relação a mudança, por isso, as diferentes técnicas podem ajudar a ele expandir a sua consciência. É abordado bastante a questão de mudança de ambientes, entender os gatilhos para uso da droga e também a prevenção de recaídas.
Programa para dependentes químicos
É muito importante que a família seja ouvida, assim como o dependente, para assim, conseguir entender o nível de motivação e a vontade para receber o tratamento. A proposta de Tratamento sem internação para dependência química pode ser construída a partir do que o usuário e seus familiares estão pensando.
Cada um tempo um tempo para conseguir ser conduzido ao tratamento, por isso, respeitar esse tempo é muito importante para que o paciente consiga construir um vínculo com a instituição, sendo a base do tratamento. Assim, os resultados conseguem ser ainda melhores, sem precisar da internação.
Nos casos em que há a indicação de Tratamento sem internação para dependência química, eles costumam ser considerados mais leves a moderado. Ele vai receber os mesmos passos de um tratamento de internação, passando pela desintoxicação, depois tendo uma terapia com tratamento psicológico.
Ele vai funcionar para as pessoas que estão usando algum tipo de droga, mas que ainda conseguem manter as suas atividades, como estudos, trabalho. A relação familiar ainda está boa e consegue ter um tratamento sem se internar, conseguindo mostrar resultados mesmo assim.
Internação para desintoxicação
A indicação para a internação costuma ser dada para os casos mais graves de dependência, ou seja, quando o paciente já não tem mais vínculo com a família, não consegue mais manter o seu trabalho, seus estudos. Por isso, a internação deve ser a melhor opção para esse tipo de dependente químico.
Cada caso pode e deve ser pensado de maneira individual, levando em conta as características envolvidas em cada pessoa. Internar uma pessoa também não vai dar garantia de que o tratamento vai ser um sucesso. Assim, em alguns casos, realmente ser internado dá maior garantia de que a abstinência vai acontecer.
O que é possível compreender do Tratamento sem internação para dependência química é que o passo fundamental para que ele seja um sucesso, é que o paciente tenha a motivação suficiente para conseguir aderir a um tratamento. Ao estar podendo conviver em sociedade normalmente, ele precisa ade mais força de vontade.
Assim, o seu nível de dependência não pode ser grave, pois vai acabar recebendo o tratamento, mas tendo recaídas, não conseguindo aderir de jeito nenhum assim. Quando o caso é grave, a indicação é que haja a internação para que se consiga ter maiores garantias em relação a abstinência.
Como a parte do começo de um tratamento é com a abstinência, passar por esse processo sem a ajuda de uma equipe e ainda tendo acesso as drogas, pode ser mais difícil, por isso, há a recomendação da internação nesses casos.
Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.