A bebida traz diferentes efeitos no corpo, mostrando o que o álcool pode causar em diferentes áreas, como estomago, fígado, cérebro e coração. Os efeitos que são benéficos acontecem de maneira imediata, mas muitas consequências para a saúde podem acontecer, mas podem ser revertidos também.
Depois que o primeiro gole é dado, o álcool já começa a mostrar os seus efeitos, afetando o organismo, principalmente o coração, cérebro, estômago e fígado. Quando o corpo consome álcool, alguns efeitos são afetados nos órgãos, mostrando também que há um tempo para que o corpo consiga se regenerar, precisando de um período de abstinência.
O que o álcool pode causar no organismo?
Beber de maneira moderada não chega a ser um problema, mas quando se torna um vício, a vida da pessoa pode ter aspectos prejudicados. A dependência consegue apresentar áreas do cérebro que são afetadas por conta da dependência. Pesquisadores alemães mostraram que nos dependentes, quando eles bebem, o comando é assumido pelo sistema de recompensas do cérebro, deixando de lado o centro de controle.
O álcool apresenta diferentes riscos quando se consome de maneira exagerada, trazendo danos tanto para curto quanto para longo prazo. O que o álcool pode causar e com efeitos imediatos ao ser consumido exageradamente, trazendo problemas na fala, além de comprometimento motor, confusão, perda dos reflexos, vômitos e até mesmo coma.
A longo prazo, os prejuízos também podem ser percebidos, aumentando as chances de ter diferentes complicações de saúde. Há também os riscos de sofrer lesões por conta de violência ou até mesmo por acidentes de trânsito.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência de álcool está associada a mais de 5% das doenças mundialmente, além das lesões, contando com diferentes aspectos no funcionamento do cérebro, também comprometendo o funcionamento de outros órgãos.
Efeitos em cada órgão
São mais de 3 milhões de pessoas que acabam morrendo por consequências do uso de bebidas, de acordo com o relatório da OMS. Esses índices mostram os perigos e o que o álcool pode causar, precisando ter mais consciência dos diferentes impactos que a bebida pode causar no organismo, tentando evitar o aumento dessas estatísticas.
Fígado
Boa parte das doenças que estão relacionadas ao fígado apresentam relação com o consumo de álcool, já que esse é o órgão que é responsável por metabolizar a bebida no organismo. Podem sofrer de doenças como hepatite, esteatose e cirrose.
Pâncreas
Beber álcool excessivamente pode causar pancreatite crônica nos adultos. Essa é uma inflamação no pâncreas que pode trazer diferentes sintomas que contam com uma progressão das consequências que são bem graves.
Coração
Uma doença no músculo cardíaco também pode acontecer para quem bebe álcool excessivamente. Elas ficam sujeitas também a ter problemas de hipertensão, aumentando as arritmias, colesterol e outras doenças.
Estômago
Beber excessivamente álcool pode trazer inflamações no revestimento do estômago, podendo trazer ulceras e gastrites.
Cérebro
Diferentes distúrbios mentais e comportamentais são causados pelo álcool. Os efeitos que o álcool pode causar são perceptíveis assim que ele é ingerido, mas também pode afetar a longo prazo o sistema nervoso, aumentando os riscos de acontecer algum dano cerebral, além da deterioração cognitiva.
Sistema imunológico
Beber bastante também pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável para receber doenças e aumenta também o risco de infecções.
Câncer
Já existem pesquisas demonstrando que o alcoolismo é um fator de risco para diferentes tipos de câncer, como câncer de fígado, esôfago, boca, mama e intestino. Quanto mais tempo se expondo ao álcool, maiores são os riscos de desenvolver algum desses tipos de câncer.
Como saber se sou alcoólatra?
Já existem alguns sinais de alcoolismo que podem ser analisados e identificados pela própria pessoa. Por isso, para detectar algum problema com o álcool que conseguir evitar o que o álcool pode causar, se fazendo algumas perguntas e analisando a relação que tem com a bebida.
Assim, se questionar se a quantidade de bebida deveria ser cortada ou diminuída, além de lembrar se alguma vez já ficou irritado por alguém criticar o hábito de beber. Se sentir culpado por beber também é um problema. Outro sinal é beber para conseguir reduzir os efeitos de ressaca ou para aliviar os nervos. Esses sinais podem indicar a necessidade de investigar essa questão de maneira mais aprofundada.
Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.