Pode usar celular em clínica de reabilitação?


Pode usar celular em clínica de reabilitação?

Pode usar celular em clínica de reabilitação? Seguindo a legislação, as clínicas de internação permitem o contato com a família, de acordo com as recomendações permitidas pelo tipo de tratamento em questão.

Algumas clínicas permitem que o paciente utilize o celular livremente, enquanto outras estipulam o tempo de uso como uma vez por mês ou uma vez na semana. Entretanto, em outras clínicas o uso do celular é expressamente proibido.

Utilizado em diversas funções, cada vez mais o celular tem se tornado um artigo indispensável no dia a dia das pessoas. Dificilmente alguém consegue passar um dia inteiro sem checar pelo menos uma mensagem no aparelho celular.No entanto, dentro das clínica de reabilitação o uso do celular é liberado?

O aparelho pode ser utilizado normalmente?

Por ser um item extremamente utilizado, essa é uma grande dúvida acerca das clínicas de reabilitação que muitas pessoas têm. 

Segundo a Lei Federal 10.216/2004, em seu primeiro artigo, o indivíduo internado possui o direito de “ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis”.

Neste sentido, a legislação defende que o paciente pode se servir de telefonemas, e-mails, trocas de mensagens e envio de cartas para manter contato com familiares e amigos.

Grande parte das clínicas de reabilitação segue às diretrizes da lei, mas com algumas ressalvas: é assegurado o contato com a família, mas de modo que seja compatível com o tratamento oferecido.

Observa-se que há clínicas que permitem o uso de telefones celulares e também de notebooks; já outras restringem o seu uso para algumas vezes por mês ou por semana e algumas que proíbem totalmente a sua presença.

Isso porque redes sociais e informações externas podem ser gatilhos emocionais para que os pacientes tenham recaídas com cobranças sociais e notícias graves que despertam sentimentos de tristeza, desilusão, ansiedade e revolta. 

Esta é uma outra condição que varia de clínica para clínica. Pelos mesmos motivos, o uso de celulares pelos familiares nos períodos de visita pode atrapalhar a estadia do paciente no local.

As próprias famílias devem seguir procedimentos comportamentais para que tragam consequências positivas para o ente querido.

Cada instituição possui sua própria estratégia de reabilitação, formulada por uma equipe de profissionais de múltiplas áreas como Medicina, Psicologia, Educação Física e Educação Artística que são especialistas na temática.

A frequência de contato via WhatsApp ou telefonemas com as famílias está submetida ao plano de recuperação definido para o indivíduo, zelando pela saúde mental do paciente como a da família.

Desta maneira, recomendamos que, ao fazer sua busca no Guia Clínicas de Recuperação, converse com a equipe da clínica sobre a permissão ou não de uso de celulares no local.

Este pode ser um bom critério para escolher o lugar onde você ou um ente querido receberão tratamento adequado para se livrar definitivamente das drogas.

Vale ressaltar que cada clínica de recuperação Brasil possui seu formato de tratamento, suas regras e especificações, e independentemente de quais sejam, devem ser seguidas pelos internados e pelos familiares e amigos que realizam visitas.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?