Como faço para internar um dependente químico de graça? Infelizmente muitas pessoas não tem condições financeiras para arcar com um custo de uma clínica particular e a opção mais recomendada a vocês que buscam uma clínica de recuperação gratuita é buscar o Caps de sua cidade que tem como obrigação oferecer o apoio a famílias que não tem situação financeira favorável, o caso é que este tipo de ajuda oferecida gratuitamente só está disponível ao dependente químico que aceita o tratamento.
O que diz a nossa constituição?
De acordo com a Constituição Federal, todos os brasileiros têm direito à saúde. O diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Partindo desse pressuposto, uma clínica de recuperação gratuita deveria estar ao alcance de todos àqueles que necessitam de tratamento.
Mas todos sabemos que na prática a situação é bem diferente. Não há serviço gratuito para atender todos aqueles que necessitam de cuidados relacionados à saúde. Não é diferente para quem necessita de uma clínica de recuperação para dependentes químicos.
E a alternativa seria recorrer à rede privada, ou seja, às . No entanto essa não é uma alternativa viável para todos os brasileiros. Na verdade, para a grande maioria das famílias brasileiras essa não é uma opção.
Dados divulgados pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que em 2018 o número de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza era de 13,5 milhões de pessoas.
Para se ter uma noção, esse número é maior que toda a população de Portugal.
E para ficar mais claro, quando falamos em extrema pobreza, nos referimos à pessoas que vivem com uma renda mensal menor que R$145,00. Pessoas que mal conseguem comprar alimento.
Nem precisamos falar que com essa renda, é impossível sequer pensar em pagar uma consulta médica numa clínica ou hospital particular. Muito menos arcar com os custos em uma clínica de internação para dependentes químicos.
Essa é uma realidade que muitas famílias passam no Brasil e buscam soluções, principalmente, nos órgãos de saúde pública que deveriam servir a população.
No entanto, no caso dos dependentes químicos é diferente.
A internação para os dependentes químicos é uma ação de último caso que deve seguir alguns critérios bastante importantes para a sociedade e a vida do usuário em questão.
Sendo assim, fique com a gente e entenda tudo sobre como internar um dependente químico de graça!
Saiba como internar um dependente químico de graça
Primeiramente, devemos entender que a internação de um indivíduo que depende de drogas ou entorpecentes é algo que deve ser feito somente em último caso.
Isso ocorre porque os órgão de saúde como o SUS, trabalham por meio de acompanhamentos psicológicos e psiquiátricos com o paciente. Esses são os métodos mais usados.
Uma clínica de tratamento para dependentes químicos busca levar para o paciente uma vida com tranquilidade e paz longe de qualquer tipo de droga que ele possa ter utilizado.
Tudo que o paciente vive dentro da clínica é pensado para levar até ele uma rotina renovada com bons hábitos. Nesse sentido, a clínica oferece diversos tipos de tratamentos para os dependentes químicos.
Sendo assim, a clínica para dependentes químicos promove a desintoxicação, conscientização e reassociação do indivíduo na sociedade.
Como faço para internar um dependente químico de graça?
A clínica de recuperação gratuita pode ser uma alternativa para dar início ao tratamento para alcoólatras e dependentes químicos.
No entanto, apesar das clínicas de reabilitação gratuitas fazerem um excelente trabalho, possuem algumas limitações.
No geral, a clínica de recuperação gratuita é organizada por igrejas ou ONG’s, que necessitam de muitos voluntários. Tanto profissionais doando seus serviços e seu tempo, quanto pessoas da comunidade ajudando com dinheiro ou qualquer outro objeto que seja útil.
Outro fator limitante das clínicas gratuitas é que em sua grande maioria, elas costumam trabalhar apenas com .
Ou seja, somente aceitam pacientes que estão dispostos por vontade própria a iniciarem o tratamento contra o alcoolismo ou dependência química.
Mas nem todos os dependentes químicos ou alcoólatras têm essa vontade e disposição, precisando de uma intervenção por parte da família ou responsáveis.
Isto é, a clínica precisa de uma equipe de profissionais que sejam treinados para lidarem com situações de resgate e . E infelizmente esse tipo de suporte não é encontrado em uma clínica de recuperação gratuita.
Outra limitação que a clínica de recuperação gratuita possui é que nem sempre conseguem atender a grande demanda de pacientes dependentes químicos ou alcoólatras, seja por falta de estrutura do local ou por falta de recursos financeiros.