Em tratamentos de reabilitação, as crises de abstinência podem acontecer. E não é simples de lidar com elas. Por isso, hoje tratemos algumas recomendações sobre como vencer a abstinência das drogas.
Esse tipo de crise é decorrente da falta que determinada substância faz para o organismo do paciente em recuperação. Ela pode influenciar de maneira drástica o seu comportamento e atitudes, além de manifestar sintomas físicos, tais como:
- Náusea e vômito
- Dores pelo corpo
- Tremores
- Febre
- Taquicardia
- Alucinações
- Insônia
- Agitação
- Crises de pânico
- Entre outros
Cada droga desencadeia uma dependência com traços particulares. Algumas são mais viciantes do que outras. De qualquer maneira, é preciso muita força de vontade para resistir.
Tratar um vício é como travar uma luta constante contra um inimigo que parece ser muito mais forte. Porém, embora esse caminho não seja fácil, com força de vontade é possível vencer batalha após batalha, aprendendo com os pequenos fracassos em busca de um bem maior.
Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de como agir diante dos impulsos que levam a recaídas. Eles consistem, basicamente, em mudar o foco da atenção do dependente.
Fique de olho nos próximos itens e saiba como vencer a abstinência das drogas!
1. Priorize uma alimentação saudável
A reabilitação de dependentes químicos inclui uma dieta balanceada. Em nossas clínicas, contamos com nutricionistas que desenvolvem cardápios especialmente indicados para uma desintoxicação e recuperação plena.
Mas, mesmo que o tratamento não seja feito via internação em comunidade terapêutica, é sempre importante estar atento a esse aspecto. Afinal de contas, o viciado costuma ter debilitações nutricionais.
A falta de nutrientes pode prejudicar ainda mais os sintomas da abstinência. Por essa razão, cada refeição deve conter todos os grupos alimentares principais, além de vitaminas, minerais, aminoácidos e outros componentes fundamentais para a imunidade e o fortalecimento do organismo.
As frutas, legumes e verduras, por exemplo, ajudam na desintoxicação. Além disso, há outros itens que reduzem a ansiedade e contribuem para aumentar o bem-estar do paciente.
2. Mantenha-se ocupado
Atividades laborais e ocupacionais também estão dentre as sugestões de como vencer a abstinência das drogas. Essa é uma forma de reinventar o cotidiano e desenvolver habilidades que possam ressignificar o seu papel no mundo.
O trabalho ajuda a manter o controle do indivíduo sobre as suas capacidades mentais, cognitivas e físicas. Ele também permite reconectar o paciente à sociedade de forma produtiva, fazendo com que ele se sinta parte de algo maior e tenha autonomia para garantir o próprio sustento.
3. Exercite o corpo e a mente
Atividades físicas e meditação fazem parte do cronograma da grande maioria das clínicas de recuperação de viciados. Essa intervenção terapêutica é importantíssima para assegurar que o paciente tenha melhores resultados no seu tratamento.
Diversos estudos demonstram que os exercícios ajudam de maneira contundente na liberação de substâncias químicas na corrente sanguínea. Elas são capazes de substituir o prazer ocasionado pelos entorpecentes, porém são saudáveis e ajudam na manutenção da sobriedade.
4. Faça terapias individuais e em grupo
A reabilitação também exige o comprometimento com terapias individuais e em grupo. Elas servem para a recuperação da saúde mental dos usuários.
Além do mais, o exemplo de outros pacientes e o próprio equilíbrio emocional individual são estratégicos para quem quer saber como vencer a abstinência das drogas com sucesso e não ter recaídas com tanta facilidade.
5. Envolva a família no tratamento
Ainda que o vício em drogas, bebidas e outras substâncias seja um dos fatores mais presentes nos conflitos familiares hoje em dia, a família também precisa estar envolvida no tratamento. Pessoas próximas conhecem o paciente como ninguém e conseguem minimizar o seu sofrimento.
Por isso, muitas vezes há atividades em que nossas clínicas de reabilitação convidam os familiares a participar. Essa é uma medida assertiva e que alavanca os resultados, reduzindo a agressividade e a violência do dependente durante a abstinência.
6. Siga o tratamento recomendado pelos especialistas
Há, ainda, medicamentos que podem ser prescritos para controlar sintomas físicos. Eles podem ser:
- Remédios aversivos: que provocam mal-estar quando o paciente tenta consumir a substância na qual é viciado;
- Remédios substitutivos: que simulam os mesmos efeitos da droga no sistema nervoso central para substituir o entorpecente.
Para fazer uso desses medicamentos, entre em contato com a Clínica de Recuperação Brasil. Nosso corpo clínico sabe como vencer a abstinência das drogas e certamente poderá ajudar você!