Como parar com a cocaína?

Como parar com a cocaína?


Certamente muitas pessoas querem sim saber como parar com a cocaína, entretanto, a grande maioria nem mesmo sabe como isso é possível. Antes de tudo, é importante lembrar para todos os efeitos, que a cocaína é uma droga feita a partir das folhas da planta nativa da América do Sul.

Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas, no Brasil cerca de 15% das pessoas dentro do Brasil já experimentaram a cocaína. Devido ao fato de ser estimulante, a cocaína é capaz de afetar os neurotransmissores no cérebro da pessoa, mudando o humor.

Lembrando ainda, que o vício em cocaína pode sim se desenvolver rapidamente, mesmo depois de usar apenas algumas vezes, desta forma, a dependência pode ser física, e isso significa que o corpo precisa da droga, além de ser mental desejando fortemente os efeitos da mesma.

Desta forma, para poder entender como parar com a cocaína, então basta continuar aqui nesse post para compreender mais sobre essa droga e de que forma é possível lutar contra ela! Confira maiores detalhes abaixo!

 

Como parar com a Cocaína? E o que ela é capaz de fazer?

 

Sim, antes de saber como parar com a cocaína, então é interessante saber que essa droga pode sim, ser consumida de diversas maneiras. Sendo assim, saiba que pode ser inalada pelo nariz, ou até mesmo injetada através da veia, lembrando que pode ser processada em uma forma que ganha o nome de crack de cocaína.

Ademais, a dependência da cocaína pode sim acontecer a partir de quaisquer um desses métodos em questão.

Sobre os efeitos da cocaína, saiba que por um período bem curto de tempo, ela possui efeitos estimulantes no corpo, sendo que ainda causa um neurotransmissor de ocorrência natural que também é chamado de dopamina, e serve para aumentar a concentração no cérebro.

Logicamente isso acaba causando sentimentos de prazer e satisfação, sendo que a cocaína é capaz de fazer com que os níveis de dopamina subam e façam com que o usuário realmente se sinta eufórico.

É importante saber como parar com a cocaína justamente porque ela impede ainda que dopamina e outros neurotransmissores chamados de serotonina e noradrenalina, sejam absorvidos por completo pelas células nervosas.

Logo o que passa a acontecer é que isso permite que enormes quantidades de neurotransmissores acabem se acumulando e estimulem ainda as células nervosas circundantes, isso obviamente aumenta a agradável sensação de euforia.

Ademais, a cocaína ainda é capaz de minimizar o desejo de comer e de dormir, e algumas pessoas chegaram a relatar que a cocaína acaba ajudando a executar as tarefas mais rapidamente, e muitos usuários começam a desejar por completo os sentimentos que a cocaína cria.

 

Quais efeitos a cocaína traz?

 

Saiba que o uso frequente da cocaína pode sim causar uma tolerância ainda maior ao medicamento, sendo que uma alta tolerância acaba significando que é preciso mais cocaína para sentir seus efeitos.

Logo isso pode levar ao uso de quantidades maiores, e isso pode afetar sua saúde mental e até mesmo física. Saiba que os efeitos psicológicos do vício em cocaína acabam incluindo ainda:

 

  • Pânico;
  • Paranoias;
  • Alucinações;
  • Agressão;
  • Irritabilidade em excesso;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Comportamentos anormais e repetitivos;
  • Julgamento é prejudicado;
  • Perda de peso;
  • Aumento anormal da frequência cardíaca;
  • Dores abdominais;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no peito;
  • Arritmias cardíacas;
  • Ataques cardíacos;
  • Apreensão;
  • Acidente vascular encefálico;
  • Doenças respiratórias, etc.;

 

 

Como tratar e parar com o vício em cocaína?

 

Para parar com a cocaína, sabidamente será preciso entender primeiro que a dependência dessa droga, acaba sendo uma doença muito complexa, e possui ainda fatores físicos, sociais, mentais, ambientais e até mesmo familiares.

Ademais, existem diversos métodos de tratamento que ajudam a superar o vício em cocaína, esses tratamentos abordam diversos componentes, entre os mesmos:

 

Procurar ajuda em instalações de tratamentos

 

Programas de tratamento acabam trabalhando para cobrir por completo as facetas do vício, sendo que os mesmos podem durar apenas algumas semanas ou anos, e ainda incluem grupos de apoio, reabilitação profissional ou até mesmo terapia.

 

Tratamentos comportamentais

 

Esses tratamentos comportamentais, são capazes de mostrar resultados mais promissores para ajudar as pessoas principalmente através do vício em cocaína.

Sendo assim, o tratamento em uma clínica de recuperação é fundamental para ajudar aquela pessoa que perdeu o controle dos vícios.

Lembrando que esses tratamentos acabam incluindo recompensas por cumprimento de metas relacionadas à interrupção do uso e até mesmo de terapia cognitivo-comportamental, e que ainda ajuda a ensinar processos de aprendizado que ajudam a pessoa a continuar sem uso.

 

Uso de medicamentos

 

Os medicamentos podem ajudar a compreender como parar com a cocaína, sendo assim, eles ajudam a ser como antidepressivos.

 

Aproveite as terapias alternativas

 

Existem outras soluções para ajudar na superação dos vícios em cocaína e eles incluem hipnose, exercícios físicos, acupuntura e até mesmo ervas. Porém, tudo dependerá do local em que o tratamento deverá ser realizado!

https://www.clinicadereabilitacaosp.com.br