Normalmente, o tratamento para conseguir acabar com o Vício por Drogas é um tratamento que busca fazer a pessoa parar de usar. Começa com um processo de internação, passando por uma clínica especializada que vá conseguir garantir que esse momento seja mais seguro. Dessa maneira, o paciente fica longe das drogas.
Em muitos casos, o internamento vai acontecer de maneira voluntária, quando a pessoa decide que quer começar o tratamento. Porém, há alguns casos que vão precisar da ajuda de amigos ou familiares que vão usar meios legais para poder realizar a internação da pessoa, mesmo sem que ela queira, principalmente, porque está deixando a vida de outras pessoas em risco.
Tratamento para parar de usar drogas
O tratamento a ser utilizado para combater o Vício por Drogas consiste em um tratamento para parar de usar e que pode usar diferentes metodologias, passando pela parte de desintoxicação, usando terapias, medicamentos e outros apoios de uma equipe de médicos, terapeutas, psicológicos, enfermeiros, que vão conseguir ajudar na cura.
Os tratamentos podem ser utilizados para diferentes tipos de dependência química, pois podem ser tratados aquelas pessoas que tem problemas com álcool, maconha, ecstasy, cocaína, heroica, crack, entre outros. Cada droga terá um acompanhamento diferenciado e sugestões de abordagens.
Etapas do tratamento
Ao ser internado em uma clínica especializada, uma equipe de profissionais vai atuar junto para conseguir encontrar a combinação ideal para realizar o tratamento do paciente. Existem algumas etapas padrões para que o tratamento seja bem-sucedido.
Medicação contra drogas
Há alguns remédios que podem ser usados no tratamento contra drogas, mas são usados coma supervisão e recomendação médica. A pessoa vai conseguir realizar o tratamento com a ajuda de um profissional que vai conseguir evitar que o paciente acabe ficando viciado nos medicamentos.
No começo, para conseguir combater a fissura, ou seja, o desejo que o paciente tem de usar drogas, eles podem usar esses medicamentos para conseguir acalmar a vontade. Também vão ser usados medicamentos para conseguir tratar as possíveis complicações físicas por conta do uso da droga.
Terapias
O apoio da família é algo muito importante e é uma parte fundamental também para o tratamento, por isso, com a ajuda de um psicológico ou psiquiatra, o paciente tem mais chances de ter sucesso no tratamento. Conseguindo as ferramentas que atendimento oferece, ele aprende a evitar o contato com as drogas, entendendo os malefícios do seu vício.
Depois de passar pelo período de abstinência e ficando longe da droga, ele acaba passando por diferentes distúrbios emocionais, passando por ansiedade. Assim, ele precisa de um acompanhamento profissional para conseguir reconstruir essas emoções, sem precisar da droga para voltar a sentir prazer.
Comportamento
Outro ponto importante para conseguir combater o Vício por Drogas é a mudança no seu comportamento. A pessoa vai precisar deixar de lado a vida que tinha quando estava viciado, deixando de frequentar aqueles locais com acesso a drogas e deixando de lado as amizades que apoiavam esse comportamento.
Parte do tratamento para parar de usar é fazer com que a pessoa consiga também perceber que vai ter que evitar os locais que possibilitem acesso a drogas mais leves, como as bebidas alcoólicas, pois elas vão acabar aumentando os riscos de ter uma recaída, controlando o vício por drogas.
Quanto tempo dura a recuperação?
Há diferentes tempos para que o tratamento possa ser feito, dependendo do grau de dependência e também da maneira com que o paciente vai aderir a sua recuperação. Depende também da escolha de tratamento, se vai ser uma internação com a possibilidade de sair da clínica ou não.
Os tratamentos costumam ser oferecidos já com um tempo mínimo de 6 meses, podendo durar até 1 ano. Nos primeiros meses, o paciente vai ficar longe das drogas, mas nos outros meses precisa trabalhar a questão psicológica, trabalhando a ideia de ficar longe da possibilidade de uma recaída, para que a pessoa consiga se reabilitar, retomando a sua vida.
Depois do período de tratamento, é algo comum que os pacientes possam enfrentar uma recaída, mas é muito importante que eles prossigam com a ajuda de profissionais para evitar que isso aconteça. Por isso, a pessoa costuma procurar ainda um acompanhamento, tendo consultas periódicas com os médicos por um longo período, visto que a vida de abstinência é algo que vai ainda durar a vida toda.
Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.