Parte fundamental para o tratamento de drogas, a abstinência é o momento em que o dependente consegue se desintoxicar da substância no qual faz uso excessivo. Porém, ficar sem a droga pode gerar diferentes consequências. Quer saber quais os sintomas de abstinência de drogas?
Quando se suspende o uso das drogas de uma pessoa que tem um consumo habitual e intenso, independentemente de sexo ou idade, diversos sintomas e reações vão surgir no organismo da pessoa. Essa é uma característica conhecida como síndrome de abstinência narcótica, parte importante de um tratamento de reabilitação.
Normalmente, quando as pessoas passam pelo processo de desintoxicação, ou seja, ficam em privação as drogas, apresentam sintomas em comum. Dependendo da intensidade e da maneira com que for feita, os sintomas podem ser sentidos de maneira diferente, mas com essas mesmas características.
4 horas sem drogas
Nesse momento, o indivíduo vai sentir uma ansiedade muito grande, uma inquietação e tende a ficar procurando por qualquer tipo de droga. O seu desejo é conseguir substituir a sensação que a substância provoca no seu corpo.
8 horas sem drogas
Agora, a ansiedade continua, assim como a procura pela droga. Os olhos começam a lacrimejar, há bocejos com maior frequência. Também é possível notar que há uma coriza intensa, além de um suor que pode ser moderado ou excessivo também.
12 horas sem drogas
Permanecem a ansiedade e procura da droga, assim como os sintomas anteriores, como lacrimejamento dos olhos, bocejos, coriza, sudorese. Agora também vai poder ser percebido os sintomas de abstinência de drogas, a fraqueza geral, além da dilatação das pupilas, sensação de frio ou de calor, arrepios, tremores musculares e dores no corpo.
18 a 24 horas sem droga
Os sintomas anteriores permanecem presentes, mas agora o dependente começa a sentir náuseas, vômitos, além de insônia. A inquietação aumenta, também aumentando a sua frequência respiratória, o que deixa a pulsação acelerada. A profundidade da respiração é maior, assim como a pressão arterial. Também vai sentir dor abdominal intensa, com febre também.
24 a 36 horas sem drogas
Juntamente com os sintomas que já foram mencionadas, o dependente vai ter diarreia, orgasmo espontâneo ou ejaculação. Também vai perder peso e passar por uma desidratação clínica. No organismo, vai aumentar a glicose sanguínea, assim como os leucócitos sanguíneos, contando com distúrbios no metabolismo e acidose sanguínea.
Quais os sintomas de abstinência de drogas?
Cada droga apresenta sintomas peculiares de abstinência, dependendo da sua intensidade, o reflexo biológico vai ser diferença. Por exemplo, o efeito da cocaína é dar prazer imediato, além de sensação de poder. Quando esses efeitos passam, a pessoa pode sentir a diminuição desse prazer, se sentindo alienado e um pouco depressivo.
Já existem estudos que indicam, inclusive, que pessoas que passam pelo processo de abstinência da cocaína e acabam entrando em contato com a droga novamente, apresentam uma reação biológica no seu cérebro, aumentando a vontade de consumir a droga. Isso implica bastante na decisão de tratamento.
Os dependentes que estão tentando se recuperar precisam entender que a abstinência não é algo que tira a vontade de usar a droga. Podem ficar meses internados em uma clínica e voltar para casa, voltando a ter o mesmo acesso a droga e as mesmas vontades. Essas pessoas precisam ser preparadas para conseguir enfrentar a possível vontade de usar cocaína.
No tratamento de qualquer dependência, é importante frisar para a pessoa que ela precisa aprender a controlar esse desejo intenso. Por isso, acaba sendo muito importante criar medicações que vão conseguir diminuir a vontade de usar a droga, fazendo com que a força de vontade e o psicológico consigam atuar no controle da vontade de maneira mais tranquila.
Em muitos tratamentos, depois que se descobre quais os sintomas de abstinência de drogas, o paciente recebe a indicação do uso de medicamentos. Esses medicamentos tem o objetivo de reduzir os desconfortos que são listados como da síndrome de abstinência, tentando deixar esse momento mais agradável para os pacientes.
O uso da medicação precisa ser acompanhado por profissionais da saúde para que essa nova substância não se torne também, parte do vício do usuário. Por isso, o uso é bem específico e controlado para que apenas atue a fim de diminuir os desconfortos.
Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.