A dependência química é um problema que acaba envolvendo o usuário, mas também a sua família. O dependente acaba dificultando as suas relações, comprometendo suas responsabilidades, como estudos e trabalhos, demonstrando a gravidade do uso de drogas. Para melhorar, é preciso encontrar saber do tratamento drogas e como ele funciona.
O tratamento contra drogas consegue ser um catalizador de mudanças, quando feito de maneira adequada, passando por todas as fases recomendadas. Ao aderir ao tratamento, o paciente consegue aos poucos se modificar e modificar as suas relações com a substância química e com seus entes queridos.
Como ajudar um dependente químico em tratamento?
Para conseguir lidar com o uso de substâncias químicas, desde LSD, maconha, álcool, crack, cocaína, é preciso começar com um passo que é a desintoxicação, mas depois passar para as fases de terapia. A pessoa consegue aos poucos retornar para as suas atividades rotineiras, recuperando o que a droga levou.
Antes de começar o processo de tratamento, é importante entender que o Tratamento contra drogas vai demonstrar que para cada tipo de doença, um tipo de terapia pode ser necessário, sendo assim como funciona. Por isso, ao adentrar em um tratamento, vai ser analisado as substâncias que usava, maneira com que usava para poder indicar as melhores terapias.
O primeiro passo vai começar com uma avaliação psiquiátrica para dar uma verificar na possibilidade de algum risco, para assim, depois disso, uma equipe multidisciplinar começar tratamento, conseguindo atuar de maneira significativa em cada aspecto que a droga acaba mexendo.
Tratamento contra drogas: como ele funciona?
Depois que o diagnóstico é realizado, o médico que vai ser responsável pelo tratamento, vai conseguir decidir junto com o paciente, familiares e companheiros, se o tratamento vai ser feito internamente, externo ou vai acontecer uma internação parcial. Essas diferenças são fundamentais para ter um tratamento bem-sucedido.
Caso o tratamento seja interno, o paciente vai passar todos os dias, o dia inteiro na sua clínica de reabilitação, recebendo cuidados intensivos para conseguir trabalhar melhor na questão do vício. Quando é externo, ele vai realizar as suas atividades normais, dormindo na sua própria casa, mas com horários estipulados, volta para o local para receber o Tratamento contra drogas.
Há também a possibilidade de ter a internação parcial, onde se combina um tratamento interno e um tratamento externo. Dessa maneira, o paciente vai ficar a maior parte do seu dia recebendo os cuidados médicos, mas no final do dia, volta para casa. Tratamentos que envolvem a parte externa precisam de muito cuidado na sua administração.
Na maioria dos casos, as internações acabam sendo voluntárias, mas também há a possibilidade de internação involuntária, nos casos de internação compulsória. Para esse tipo, a família, amigos ou companheiros, decidem pela internação do paciente contra a sua vontade, tudo para conseguir preservar a vida do paciente, evitando que ele se exponha a perigos e também coloque os outros em perigo.
Etapas do tratamento
Depois de entender como funciona os tipos de internação, já dá para entender as fases do Tratamento contra drogas. Com algumas etapas que funcionam de maneira padrão para as drogas, como ele funciona bem para os diferentes usuários e pacientes.
Desintoxicação
Essa é uma fase muito importante para conseguir ter sucesso no tratamento, visto que vai ser necessário remover as substâncias químicas do corpo, precisando de um monitoramento o tempo todo para que o paciente não sofra com a abstinência.
O organismo vai sofrer bastante sem a droga, assim como a mente, passando por ansiedade, tremores, muito desconfortantes. Ao ser colocado sob a ajuda de profissionais, é possível administrar alguns medicamentos que vão conseguir contribuir para que esse processo seja menos desagradável.
Terapia
Depois de ser desintoxicado, o paciente começa com uma terapia para entrar na raiz dos seus vícios, começando a trabalhar essa questão para evitar que haja recaídas no futuro. Essa é uma etapa bastante emocional, precisando controlar a ansiedade e outros distúrbios mentais para fazer o paciente compreender de onde vem o seu vício e combater os gatilhos para usar drogas.
Reinserção na sociedade
Assim que recebe todos os cuidados, o paciente precisa voltar também para a sociedade, se reaproximando dos familiares, amigos e voltando para a sua rotina. Como é uma etapa bem delicada, precisa continuar recebendo cuidados para evitar recaídas e ter segurança de que o tratamento foi bem-sucedido.
Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.