Quantos dias dura a abstinência?

Paraná - PR


Quantos dias dura a abstinência?

Dependendo da droga, saber quantos dias dura a abstinência pode ser algo variável. Algumas precisam de um tempo maior para saírem completamente do organismo, enquanto outras vão apresentar sintomas mais leves, demonstrando que contam com maior facilidade para conseguirem sair do organismo.

A abstinência costuma ser um dos piores momentos relatados pelos pacientes de clínicas de reabilitação, mas ao contar com um espaço adequado, conseguem receber o apoio e estrutura médica para não desistirem e nem acabarem tendo recaídas.

O que é a abstinência?

A abstinência costuma durar três fases. A primeira fase, é a de desintoxicação, que tem a duração de um mês, onde o paciente precisa demonstrar bastante força de vontade. Também vai contar com medicamentos para conseguir suportar o desconforto causado pela ausência das drogas no organismo.

A segunda fase, começa coma recuperação, que costuma levar em torno de 2 meses, conforme as características do paciente, assim como a gravidade da sua dependência. Com acompanhamento médico e também contando com o suporte da família, o processo pode ser menos desagradável.

Se estiver muito complicado resistir a vontade de usar a droga, a internação é a melhor recomendação. Contando com a terceira etapa, sendo aquela que dura para sempre, como sendo a da prevenção de recaídas.

Depois de passar por essas fases, a pessoa já é capaz de fazer o seu caminho sozinha. Todas as etapas anteriores preparam para a prevenção de recaídas, o que precisa de uma mudança no estilo de vida de verdade. Por isso, todas as fases costumam ter acompanhamento para conseguir planejar uma nova vida, uma nova rotina sem acesso a substância.

Corpo fragilizado

Com o uso da droga, o organismo da pessoa fica vulnerável. Assim que a pessoa entra no processo de desintoxicação e passa pela abstinência, o corpo começa a sentir falta da substância. O organismo diminui a sua tolerância, por isso, caso haja alguma recaída nesse processo, pode acontecer uma intoxicação. O organismo permanece frágil por um tempo durante a abstinência.

Ao se privar das substâncias, o dependente químico passa por diferentes reações psicológicas e físicas também. O resultado é um grande mal-estar, passando pela crise de abstinência, como uma das fases mais dolorosas presentes no tratamento. Os sintomas e quantos dias dura a abstinência podem variar conforme o paciente e também com as drogas que faz uso.

Quantos dias dura a abstinência?

No caso da abstinência alcoólica, por exemplo, o paciente vai perder o sono, ter náuseas, vômitos, tremores, sintomas depressivos e também dificuldade para se alimentar. Em casos graves, pode ter convulsão ou sensação de perseguição. Esses sintomas costumam durar entre 1 ou 2 semanas.

Já para o caso do crack, a abstinência tem duração de 10 semanas. Nos primeiros quatro dias, o paciente vai sentir um cansaço extremo, além de comer bastante, tendo alterações de humor e se sentindo desestimulado. A tendência ao paciente retornar para droga é muito grande quando não se trata corretamente a abstinência.

Sem usar uma medicação, os sintomas vão continuar e normalmente, podem levar a um quadro de depressão, também elevando os sentimentos de desestímulo e perda de sono. Depois da décima semana, os sintomas começam a desaparecer, mostrando uma melhora no organismo.

Já para as drogas como LSD e maconha, os sintomas que podem ser sentidos são semelhantes a um quadro depressivo, contando com um desinteresse e desestímulo. Também costumam ser relatados, sudorese extrema durante a noite.

Tratamento

O tratamento dos dependentes que estão passando pela abstinência precisa focar na desintoxicação, além da motivação para conseguir largar a droga. Depois começam a trabalhar a questão da ressocialização. Além da parte física do tratamento, usando medicamentos para conseguir diminuir os sintomas e também ajudar o paciente a conseguir aguentar as alterações no organismo, é importante contar com a ajuda para trabalhar o psicológico, com uma equipe multidisciplinar, que vai conseguir recuperar as diferentes áreas afetadas pelo uso da droga.

Deixar a droga sem a ajuda de algum profissional é muito difícil, mas não é impossível. É bem comum que o paciente que não tiver ajuda de ninguém, vai acabar tendo recaídas, demorando mais para que saber quantos dias dura a abstinência. A família tem um papel muito importante nesses momentos, buscando incentivar o dependente a mudar o seu comportamento e permanecer no tratamento.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?