O álcool na adolescência é um grande problema para a nossa sociedade, visto que a bebida alcoólica está muitas vezes associada a ser experimentada nessa fase. Causa uma parcela muito grande de problemas sociedades, além de ser responsável por um número grande de mortes entre os adolescentes, direta e indiretamente.
A falta de conscientização a esse respeito também é um dos pontos mais preocupantes. Os pais e as pessoas ao redor não conseguem identificar o problema e tem dificuldades de fazer algo a respeito desse assunto. O consumo de bebidas no ambiente familiar é de 43,5% de acordo com estudos.
Os números das pesquisas são bem preocupantes, com um valor bem alto para as bebidas alcoólicas. Porém, o ambiente familiar também é responsável pelo consumo de maconha, cigarro e crack. O uso de drogas e álcool pode começar dentro de casa mesmo.
Bebida alcoólica na adolescência
A bebida alcoólica é muito popular, principalmente quando as pessoas têm dificuldade de entender que a cerveja faz parte desse grupo. Na televisão, há propagandas diretas, sendo um dos fatores que pode causar a iniciação das crianças ao acesso a esse tipo de bebida.
É necessário saber que o álcool na adolescência é um problema e que deve começar a ser discutido desde sempre com a criança. O álcool é muito perigoso desde a gestação. Hoje há adolescentes grávidas que demoram muito tempo para diagnosticar a gravidez e muitas acabam ingerindo álcool, expondo o bebê.
A maioria dos jovens de 17 anos já experimentaram algum tipo de droga e ainda há um número elevado de jovens que começam com 10 anos, tomando mais do que uma dose diária. Isso já simboliza a sua dependência. Quando há o consumo abusivo de álcool ou outras substâncias na família, maiores as chances de a criança começar também.
Para qualquer tipo de droga que é usada antes do cérebro estar totalmente maduro, ou seja, os 21 anos, o risco de dependência é muito maior, além dos riscos causados por ela. Estar ciente desse problema e saber como identificar as possíveis drogas ilícitas e licitas que estão dentro de casa é muito importante.
Como ajudar o adolescente?
É papel da família ter consciência e conseguir prevenir o uso abusivo do álcool entre adolescentes. Saber como lidar com essa questão é muito importante também. Normalmente, os pais acabam sabendo que os filhos bebem somente quando eles já chegam alcoolizados em casa.
Não deveria ser normal ter casos de coma alcoólico entre os jovens de 14 ou 15 anos, principalmente nos ambientes de festas de 15 anos em que os jovens já começam a ter acesso as bebidas, sendo oferecidos pelos próprios responsáveis do aniversário. É uma pauta que tem que começar a ser discutida.
Quanto mais cedo a família identificar que tem um problema com álcool, principalmente se há a dependência no adolescente, melhores são as chances de resultados. Procurar por uma clínica de reabilitação que faça o atendimento de jovens pode ser uma oportunidade de recuperação efetiva.